quarta-feira, 14 de maio de 2014

Nascente

O primeiro lugar que fomos foi a nascente.Lá a Mirian disse que a água não é poluída,porém está ficando contaminada pelos coliformes fecais (presentes nas fezes que estão no esgoto que não é tratado e é jogado na nascente) .Ela também nos explicou que o PH da água (potencial de hidrogênio presente na água.Ele nos mostra se ela é boa para o consumo.) estava  PH 5 que é ácido(acima de 7 é  fraco ,abaixo de 7 é ácido e 7 é o ideal).A acidez é por conta dos micróbios que vem do esgoto.



Tchau,galera.

Ribeirão das Pedras

Próximo da pequena montanha onde se localiza a caixa d´água do Alto Taquaral há várias nascentes.
As que seguem para o sul, vão formar a Lagoa do Taquaral.
As que seguem para o norte,no sentido de Barão Geraldo,formam o Ribeirão das Pedras.
A primeira nascente é uma bica com água límpida onde muitos param para beber água e encher garrafões.
Este riozinho tem sua vazã0 aumentada por outras nascentes e depois de 1 km,formam uma lagoa ao lado do terminal de ônibus do Shopping D. Pedro. Saindo desta lagoa o riozinho já com uma vazão maior, segue ao lado do shopping.
Logo adiante, o ribeirão passa pela Rodovia D. Pedro, entrando em Barão Geraldo pela Fazenda Santa Genebra e segue em direção à Mata Santa Genebrinha.


Fonte:Barão em foco - ribeirão das pedras
____________________________________________
Sobre o estudo-do-meio

Na nascente do Ribeirão das Pedras nós observamos que a água estava ácida, com PH de 6,5.Ou seja,não estava apropriada para consumo humano,mesmo assim as pessoas vão até sua nascente encher galões d'água para beber, sem saber que a água da nascente está contaminada já que ela não apresenta alterações em gosto,cor e cheiro.