segunda-feira, 17 de junho de 2013

O Atibaia

O ribeirão das pedras cruza diversos bairros da cidade de Campinas, no interior do Estado de São Paulo e deságua no Ribeirão Anhumas. O Atibaia depois vai desaguar no rio Piracicaba e depois no Rio Tietê. Por último, bem longe de Campinas, o rio Tietê vai desaguar no Rio Paraná e, assim, as águas do Ribeirão das Pedras e boa parte do esgoto de Campinas que ele carrega vão chegar ao Oceano Atlântico.
A bacia hidrográfica do Ribeirão das Pedras sofre diversos casos de poluição,ocupação irregular, riscos ambientais e descaso do poder público.
Devido a sua proximidade com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no distrito de Barão Geraldo, diversas Organizações Não Governamentais (ONGs) voltadas a proteção ambiental e alguns institutos de pesquisa, como o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), têm se dedicado a entender os processos que ocorrem na Bacia do Ribeirão das Anhumas e no Ribeirão das Pedras.

Ribeirão das Pedras

Próximo da pequena montanha onde se localiza a caixa d´água do Alto Taquaral há várias nascentes.
As que seguem para o sul, vão formar a Lagoa do Taquaral.
As que seguem para o norte,no sentido de Barão Geraldo,formam o Ribeirão das Pedras.
A primeira nascente é uma bica com água límpida onde muitos param para beber água e encher garrafões.
Este riozinho tem sua vazã0 aumentada por outras nascentes e depois de 1 km,formam uma lagoa ao lado do terminal de ônibus do Shopping D. Pedro. Saindo desta lagoa o riozinho já com uma vazão maior, segue ao lado do shopping.
Logo adiante, o ribeirão passa pela Rodovia D. Pedro, entrando em Barão Geraldo pela Fazenda Santa Genebra e segue em direção à Mata Santa Genebrinha.


Fonte:Barão em foco - ribeirão das pedras
____________________________________________
Sobre o estudo-do-meio

Na nascente do Ribeirão das Pedras nós observamos que a água estava ácida, com PH de 6,5.Ou seja,não estava apropriada para consumo humano,mesmo assim as pessoas vão até sua nascente encher galões d'água para beber, sem saber que a água da nascente está contaminada já que ela não apresenta alterações em gosto,cor e cheiro.